BOAS VINDAS!!

Desejo a todos boas vindas ao meu blog. Aproveitem as minhas dicas e sugestões.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

TIPOS DE TEXTOS:

1- DESCRIÇÃO:tem por objetivo oferecer ao leitor/ouvinte a oportunidade de visualizar o cenário em que uma ação se desenvolve e os personagens que dela participam. Consiste na enumeração das características próprias dos lugares, pessoas, coisas, costumes; envolve a imobilidade do objeto descrito fora de qualquer dimensão temporal.

Exemplo:

O quarto em que durmo é o maior do apartamento em que moro. Ele tem uma janela de alumínio grande que ocupa quase toda a parede. Essa janela me permite saber a precisão do amanhecer, já que os raios solares logo que surgem, iluminam todo o quarto. A cortina amarela não consegue impedir esse acontecimento, apesar disso, como o apartamento fica próximo à baía de Guanabara, é bem ventilado.

Eu gosto do lugar onde durmo. Também gosto das pessoas que o dividem comigo. São duas meninas fantásticas: uma faz Ciências Sociais, é sensível, ingênua e muito sonhadora. Já a outra, é mestre em Ciências Biológicas, é cética, introspectiva, mas assim como eu, adora filmes e é dona de uma estante repleta de DVD’s. Ambas são altamente inteligentes, gentis e educadas.

2- NARRAÇÂO: Consiste em um relato de acontecimentos ou fatos, reais ou imaginários, envolvendo ação e movimento, no transcorrer do tempo. Há personagens, problema e solução.

Exemplo:

O relógio despertou. Eram 5 da manhã. Levantei-me e olhei pela janela, vi que os primeiros raios de sol apareciam, timidamente. Tomei banho, coloquei um vestido azul bem confortável, pois o dia seria longo.

Por volta das 05h45min sai para o trabalho. Cumprimentei o porteiro que estava muito sonolento. Pensei em ir de ônibus até ao terminal rodoviário, mas hesitei devido ao grande número de assaltos que estava ocorrendo naquela linha de ônibus.

Resolvi ir caminhando, ao virar a esquina da minha rua, vi um rapaz muito bem vestido e bonito que vinha em minha direção. Pensei:

- como comecei bem o dia! - Neste mesmo instante percebi que vinha outro rapaz, não menos bonito, do outro lado da rua.

Numa fração de tempo, como se eu tivesse dormido e acordado, repentinamente, vi os dois rapazes na minha frente. O mais bonito apontando uma arma para meu abdômen e outro pedindo meu dinheiro e celular. Entreguei tudo o que havia pedido. Mesmo diante daquela situação, tive coragem para fazer um pedido ao assaltante:

- Por favor, você pode me dá o chip do celular?

Ele respondeu, calmamente:

- Claro, moça – Retirou-o delicadamente e me entregou.

O outro rapaz, que estava armado, disse;

- Segue em frente e não olhe para trás.

Sentei no meio fio e esperei. Retornei a casa e naquele dia não fui trabalhar.

3 – DISSERTAÇÃO: é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos texto expositivos.

4 EXPOSIÇÃO: tem a finalidade de apresentar informações sobre assuntos, de forma isenta, impessoal; consiste na apresentação de ideias, analisa, informa, situa-se no conhecer, abstraindo-se das marcas de tempo e de espaço. Uma explicação de um livro didático, um artigo de uma revista científica, um editorial de jornal se constroem com base em sequências expositivas.

Veja um exemplo de texto expositivo:

O telefone celular

A história do celular é recente, mas remonta ao passado –– e às telas de cinema. A mãe do telefone móvel é a austríaca Hedwig Kiesler (mais conhecida pelo nome artístico Hedy Lamaar), uma atriz de Hollywood que estrelou o clássico Sansão e Dalila (1949).
Hedy tinha tudo para virar celebridade, mas pela inteligência. Ela foi casada
com um austríaco nazista fabricante de armas. O que sobrou de uma relação desgastante foi o interesse pela tecnologia. Já nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, ela soube que alguns torpedos teleguiados da Marinha haviam sido interceptados por inimigos. Ela ficou intrigada com isso, e teve a idéia: um sistema no qual duas pessoas podiam se comunicar mudando o canal, para que a conversa não fosse interrompida. Era a base dos celulares, patenteada em 1940.

5 ARGUMENTAÇÃO: busca convencer, influenciar, persuadir alguém; defende um ponto de vista sobre determinado tema. Consiste no emprego de provas, justificativas, a fim de apoiar ou rechaçar uma opinião ou uma tese; é um raciocínio destinado a provar ou a refutar uma dada proposição; nela predominam sequências constrativas. As sequências argumentativas têm como objetivo apresentar hipóteses com bases em argumentos, estabelecer relações lógicas entre os argumentos e contra argumentos, exemplificar e encaminhar conclusões.

Um comentário:

  1. Informações extraídas de livros, site e blogs amigos para esclarecer suas dúvidas.

    ResponderExcluir